Javascript de carregamento do Jquery
Portal do Governo Brasileiro

17 de maio - Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

Quinta, 17 Maio 2018

banner preconceito1

Reconhecido internacionalmente como dia de luta contra a homofobia, a lesbofobia, a bifobia e a transfobia, o 17 de maio é de extrema importância para dar visibilidade às discussões que cercam o cotidiano da população LGBT. Nesta data, há 27 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Esse é um marco histórico na afirmação do direito das pessoas homossexuais a vivenciar suas sexualidades como mais uma possibilidade da vida humana, não cabendo considerá-las doentes ou anormais. É um dia a ser comemorado, um dia para reafirmar “outros possíveis” para além da heterossexualidade.

Infelizmente, após quase três décadas, muitas pessoas LGBT continuam a passar por situações de preconceito, discriminação e opressão e por processos de patologização em decorrência de suas orientações sexuais e expressões de gênero.

Não há respeito aos Direitos Humanos sem que se garanta o respeito à Diversidade, a convivência entre os diferentes, a dignidade humana, a liberdade e a igualdade. É papel da educação o pleno desenvolvimento da personalidade humana e fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal